segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SANTIFICAÇÃO, O MAPA PARA SE CHEGAR AO CEU


SANTIFICAÇÃO O MAPA PARA SE CHEGAR AO CÉU

Hb.12.14

O texto que acabamos de ler, nos mostra o caminho que devemos percorrer se quisermos chegar a nossa pátria celestial, se quisermos ter uma verdadeira comunhão com o nosso Deus e Pai.

Primeiro o texto fala de paz. Que devemos viver em paz uns com os outros. Isso nos fala de respeito, de compreensão, de reconhecimento dos direitos que cada um possui, da não violação destes direitos e sobre tudo do exercício do amor fraternal que é o segundo grande mandamento: Amar ao próximo como a te mesmo.

Em seguida o texto nos fala de santificação. Mas o que significa este termo? Santificado? Santificado é algo ou alguém que é separado, tornado distinto, tornado sagrado pela dedicação exclusiva. Nos cristãos fomos santificados pela fé em Jesus Cristo. Jesus derramou seu sangue para nos tornar santos, separados para seu serviço e adoração, e a presença de Jesus na igreja é o que a torna santa, portanto, fomos separados do mundo e de suas práticas.

Olhando para a igreja de hoje, vemos um grande numero de cristãos vivendo as práticas do mundo. O fato de terem levantado a mão para cristo em um culto, acham, que é suficiente para terem garantido um lugar no céu. Continuam vivendo como antes sem muitas mudanças: Mentem, roubam ao homem e a Deus nos dízimos e ofertas, adulteram, prostituem, fornicam, não leem a Bíblia regularmente, não oram e não congregam, vão somente aos cultos dominicais e isso quando estão sem compromissos, ou não estão cansados ou com preguiça.

Mas a Palavra de Deus nos diz, que fomos “santificados em Cristo”, todo cristão salvo, tem comunhão com Jesus e é Santo, separado destas práticas. Amamos a justiça, a pureza, a Palavra de Deus, a oração e nos alegramos em estar na casa do Senhor.

O cristão tem o compromisso em santificar-se. Isso envolve um processo de reforma dos valores e padrões de comportamento. Deus nos estimula e nos ajuda e a nossa parte é nos esforçar e lutar para vivermos em santidade e testemunho. Deus é Santo e espera que nos igualmente, vivamos em santidade. Nos somos propriedade exclusiva de Deus(IPe.2.9); devemos nos despojar do velho homem e termos uma nova maneira de proceder; devemos consagrar nossas vidas a adoração e ao serviço, pois afinal, “fostes comprado por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. (ICo.6.20).

Portanto, meus amados irmãos, vamos viver uma vida que agrade a Deus e que testemunhe ao mundo que é possível viver uma nova vida com Deus. Vamos nos guardar das impurezas, vamos nos consagrar inteiramente a Deus, sabendo que sem a santificação ninguém vera a Deus.