sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A REFORMA CONTINUA


No próximo dia trinta e um de outubro de dois mil e onze comemora-se os quatrocentos e noventa e quatro anos da reforma protestante que dividiu o mundo cristão ocidental em católicos e protestantes protagonizada por Martinho Lutero, um monge agostiniano que pregou às portas da catedral de Wintenberg as suas noventa e cinco teses como um manifesto doutrinário contra a venda de indulgências, os abusos praticados pela igreja de Roma, a imoralidade e a luxúria do clero, o que lhe rendeu perseguição, a excomunhão da igreja e quase lhe custou a própria vida se não fosse a proteção do seu principe. Mas, mesmo antes da Reforma Protestante do Século 16 já havia sério inconformismo com a igreja em séculos anteriores provocando inúmeros movimentos de busca de verdadeira santidade, piedade e profunda reforma como os Valdenses, Os Irmãos da vida comum e outros.
Além desses movimentos alguns nomes se destacaram como pré-refomadores que foram perseguidos e até mortos dentre os quais citamos: Jhon wycliffe (1330-1384) conhecido como A Estrela d'Alva da Reforma que pregava contra as riquezas e abusos cometidos pelo clero, e contra certos dogmas e ritos não ordenados nas Escrituras e foi quem também traduziu a Bíblia Latina de São Jerônimo para a língua inglesa; O boêmio Jhon Huss (1372-1415), que era reitor e pregador da Capela de Belém, em Praga e foi condenado à morte e queimado numa estaca aos 43 anos de idade por pregar contra a venda de indulgências; O italiano Jerônimo Savonarola, monge dominicano que condenou a corrupção do clero e teve o mesmo destino de Jhon Huss: foi enforcado e queimado aos 46 anos. Sendo estes homens e mulheres que deram as suas vidas na esperança de uma Igreja Sal e Luz do Mundo.
Atualmente o Vaticano sofre continua pressão de Bispos, Padres, Teólogos católicos e de fiéis em todo o Mundo por mudanças por uma Igreja verdadeiramente santa. Tomando emprestado a fala do papa João Paulo II que disse: ”A Igreja não precisa de reformadores, precisa de santos” - Eu acrescentaria: “de santos reformadores”.
Mas e o que dizer das Igrejas Evangélicas hoje muitas delas com templos suntuosos,
pastores multimilionários e multiplos escândalos que envolvem dinheiro, sexo e poder, isso sem falar do sincretismo religioso que distorce o Evangelho de Cristo levando as pessoas ao misticismo defraudando a verdadeira Fé e que depois decepcionadas ao secularismo e por fim até mesmo ao ateismo? Não seria a hora da Igreja Protestante protestar contra ela mesma em busca de uma auto-Reforma por pureza e santidade?
Portanto, que nessa data de comemoração da Reforma possamos todos nós Cristãos refletir a nossa Fé e modo de vida fundamentados na Palavra da Pessoa Bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Deus nosso Pai seja A Glória por meio da Igreja e por meio de Jesus Cristo o Seu Filho, por todas as gerações e para todo o sempre!Amém!


Conselho interdenominacional de ministros evangélicos de Parnaíba – CIMEP (UEIP)

Autor do texto: Cristiano Carvalho pastor titular da Igreja Comunidade Cristã do Amor – ICCA

REUNIÃO DO CIMEP SÁBADO DIA 29.10.11


O CIMEPE tem a grata satisfação de convidar os amados pastores para a nossa reunião mensal que acontecerá sábado, dia 29 de outubro/11 às 8:30hs no templo da Igreja Evangélica Betel, na Av. Marques de Paranagua, Bairro nova Parnaiba.Este encontro nos proporcionará momentos de oração e comunhão, ao tempo em que também trataremos de assuntos do ingteresse de todos.
Certos de podermos congtar com sua presença.
Pr. Francisco José dos Santos - Presidente CIMEP