sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O GRAVE PROBLEMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA


Não é nenhuma novidade que a educação brasileira vai de mal a pior. A falta de politicas públicas no setor é o que faz com que o ensino se torne cada vez mais de pior qualidade. Má formação de profissionais, baixos salários, falta de investimentos, tudo isso faz com que o ensino se torne de péssima qualidade.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio entre os países do Mercosul. Segundo o órgão, um em cada dez alunos entre 15 e 17 anos deixam de estudar nesta fase. No nordeste, principalmente, este problema fica mais evidente, onde temos uma taxa de evasão escolar muito grande. Alguns por precisar trabalhar para ajudar a família, outros porque não dispõem de recursos para um ensino de boa qualidade e um grande número por falta de incentivo. Este é o retrato da evasão escolar no Nordeste e talvez no Brasil.
A maioria de nossos jovens não chegam a completar o ensino médio e outros tantos, nem o ensino fundamental, porque não se sentem estimulados a à continuarem seus estudos, porque as escolas por onde passaram, não os preparou para irem adiante, é claro que existem as exceções, mas por falta de um ensino de qualidade, com bons profissionais, a falta de escola e acesso a elas, a falta de merenda escolar, currículo atrativo, laboratórios, pesquisas, ambiente harmonioso e confortável, muitos não conseguem gostar de estudar.
E ai temos uma sociedade semianalfabeta, com chefes de família que ganham apenas o salário mínimo, e muitos no trabalho informal, gerando, assim uma continuidade de semianalfabetos e muitos outros que se marginalizam, entram para o mundo das drogas, da prostituição, do crime e com isso todos pagamos a conta.
Percebendo este problema, o MEC lançou em 2009, o programa Ensino Médio Inovador, o programa visa exatamente tornar o currículo mais atraente para os alunos, incluindo disciplinas optativas e aulas práticas. O programa já foi adotado em 326 escolas e segundo o MEC, a meta é implantar o programa em 2.000 escolas até 2012.
Mas será que só isso basta para resolver o problema da qualidade do ensino e da evasão escolar?
Pr. Cristino Oliveira

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